Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Programa de Municípios Sustentáveis consegue apoio de Silval para regularização ambiental

Da Redação - Priscilla Silva

O Programa de Municípios Sustentáveis foi o tema central da reunião entre o governador Silval Barbosa (PMDB) e representantes de 24 municípios da Amazônia mato-grossense. O programa contempla ações voltadas para a regularização ambiental, redução do desmatamento e recuperação de áreas degradadas através do apoio do governo do Estado. O encontro ocorreu nessa segunda-feira (04).

Leia mais: 
Indigenistas visitam Raposa Serra do Sol para provar sucesso da demarcação da reserva
Dois grandes frigoríficos de Tangará da Serra podem ser fechados por falta d’água na cidade


Silval Barbosa se pôs à disposição e diz que o Estado é parceiro no desenvolvimento do programa “Colocamos nossas ferramentas e secretarias, a disponibilidade dos consórcios para que os municípios com pendências possam se regularizar”.

O fortalecimento da economia local através da promoção da agricultura familiar também faz parte do pacote de solicitação do programa. O secretário adjunto de Desenvolvimento Regional, Renaldo Loffi, declarou que o governador, em parceria com a Sedraf e Sema, está dando apoio a implantação no Estado do programa sustentável, que é baseado em questões ambientais, sociais e econômicas. “O governador colocou a disposição as secretarias para que o programa seja desenvolvido de forma rápida. A descentralização de licenças ambientais irá melhorar a qualidade de vida nestes municípios”.

A descentralização dos serviços da Secretaria de Meio Ambiente foi um dos temas mais recorrentes no encontro. Para o secretário da Sema, José Lacerda, a ação dará agilidade e simplificará os processos ambientais, inclusive de licenciamento “ Todos os municípios foram convidados para participar deste processo, já assinamos com 20 e iremos assinar com mais 8. Estamos oferecendo nosso apoio aos que não tem condições de assumir os processos de licenciamento. A primeira parceria inclusive já está fechada, com um consórcio formado por oito municípios da região do Araguaia”, disse.

Já para a prefeita de Nova Bandeirantes, Solange Kreidloro, adDescentralização de serviço, principalmente na área de pequenas licenças ambientais, dará oportunidade a municípios que não tem o suporte técnico e recursos necessários. “O apoio do governo estadual é importante, pois com os embargos não conseguimos acessar os recursos federais. Com o programa poderemos nos tornar legais sustentavelmente”.

Programa de Municípios Sustentáveis

Valmir Ortega é consultor e está a frente do programa explica que o grupo é formado por um conjunto de parceiros que estão se unindo para buscarem ações ambientais e desenvolvimento regional e que futuramente deve ser expandido para todo o Estado. “A iniciativa partiu dos municípios, que em parceria com Entidades Civis convocaram os
Imprimir