Imprimir

Notícias / Economia

FAO: preço das carnes manteve-se estável em outubro

Avisite

 As carnes, em particular, não participaram do aumento ocorrido no mês, pois, conforme a FAO, o índice de 184,2 pontos de outubro foi apenas 0,15% superior ao de setembro. Porém, o movimento dos preços alcançou de forma diferente as quatro carnes que compõem o índice FAO: carnes bovina e ovina valorizaram-se no mês, enquanto as de frango e suína registraram movimento inversamente proporcional - daí a estabilidade observada.

Explicando os desempenhos opostos, a FAO cita que a redução de preço das carnes suína e de frango é justificada pelo menor custo das matérias-primas alimentares. Já a alta das outras carnes decorre da limitada disponibilidade de produto no mercado internacional.

Um detalhe a ressaltar é a similaridade atual dos três índices de preço contidos no gráfico abaixo. Em outubro de 2012, por exemplo, o índice relativo aos grãos (matérias-primas para rações) foi quase 40% superior ao das carnes, além de ficar 17% acima do índice geral dos alimentos. No mês passado ficou negativo em relação ao índice geral (-4%) e apenas 11% acima do índice de preço das carnes.
Imprimir