Imprimir

Notícias / Agronegócio

Produção mundial de soja tem estimativa elevada, mas demanda também cresce e diminui estoques

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

A produção mundial de soja na safra 2013/2014 teve suas estimativas elevadas, como mostra o relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgado na última sexta-feira. Naquele país, o crescimento da produção neste ciclo deve chegar a 3 milhões de toneladas.

Mas, apesar da oferta maior da oleaginosa no mercado mundial, os preços não devem ser afetados negativamente, uma vez que as estimativas de exportações e consumo também cresceram, segundo afirma o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Leia mais:
Grupo Vanguarda registra prejuízo de R$ 66 milhões no 3º trimestre
Piracema entra em vigor atingindo cerca de 8 mil pescadores profissionais em Mato Grosso

Com o aumento, a safra norte-americana deve ficar em 88,7 milhões de toneladas. Com a modificação na produção as exportações também tiveram alterações, se elevando de 37,3 milhões para 39,5 milhões de toneladas, pressionadas pela grande demanda mundial da oleaginosa.

De acordo com do Imea, os dados do Brasil e da Argentina quanto à produção não tiveram modificação e continuam com 88 milhões e 53,5 milhões de toneladas, respectivamente. Porém, as exportações tiveram elevação no Brasil, indo para 44 milhões ante 42,5 milhões de toneladas.

A estimativa mundial é de uma produção de 283,5 milhões de toneladas na atual safra. “O consumo também se elevou para 270 milhões de toneladas, fazendo com que as expectativas dos estoques finais mundiais tivessem uma queda de 1,3 milhão de toneladas, ficando em 70,2 mihões de toneladas”, conta de boletim do Imea.
Imprimir