Imprimir

Notícias / Geral

Doação de 43 máquinas universaliza retroescavadeiras para municípios paulistas

MDA

Nesta terça-feira (12), o prefeito de Novo Horizonte, Toshio Toyota, terá um compromisso inadiável na cidade vizinha de São José do Rio Preto (SP). Marcada pelo Governo Federal, a agenda consolidará a entrega de 43 retroescavadeiras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para 43 municípios paulistas. Com esta doação, o estado de São Paulo terá todos os 521 municípios, com até 50 mil habitantes, equipados com um exemplar desse maquinário. A solenidade de entrega será iniciada às 10h.

As retroescavadeiras serão parceiras das prefeituras no processo de recuperação e abertura de estradas vicinais. O trabalho de conservação das vias impulsionará o escoamento da produção agrícola da região. No total, os equipamentos doados nesta terça-feira beneficiarão cerca de 45 mil pessoas. Dentre elas, quase oito mil famílias de agricultores. O investimento para adquirir os equipamentos foi de R$ 6,2 milhões.

A máquina doada para Novo Horizonte será a primeira retroescavadeira do município de 96 anos para o meio rural. “A agricultura familiar é um segmento importante em Novo Horizonte. Está será nossa primeira retroescavadeira exclusiva para a agricultura familiar. Hoje, temos um consórcio regional para estruturar as estradas e, também, terceirizamos esse serviço, o que tem um custo para o município. A entrega da máquina vai possibilitar o acesso dessa tecnologia para os pequenos produtores de forma contínua, e isso vai melhorar o fluxo dos produtos agrícolas”, conta o prefeito Toshio Toyota, que informa, ainda, que parte dos produtos da agricultura familiar é adquirida pela prefeitura por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

A agricultora familiar do Assentamento Formiga, no município de Colômbia, Jeniffer Aparecida Martins Jacett, 24 anos, acredita que a manutenção das estradas será fundamental para o crescimento dos empreendimentos familiares da região. Integrante da Associação Agropecuária de Formiga, Jeniffer se dedica a plantar legumes e criar gado de leite, no lote do assentamento em que divide com a sogra. A produção é comercializada para entidades do município, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

"A estrada é cheia de buracos, quando chove fica difícil de sair. As verduras e legumes que saem daqui precisam ser transportados rapidamente porque, senão, acabam perdendo. Além da comercialização dos produtos, a retroescavadeira ajudará também as crianças do assentamento. Temos cerca de 20 quilômetros de estrada de terra, e as crianças têm que sair muito cedo daqui para chegar à escola que fica na cidade”, pontua a agricultora familiar.

PAC SP

Além das 521 retroescavadeiras, 50 municípios do estado também já receberam motoniveladoras do PAC 2. Até a conclusão do programa, outras 471 máquinas desse tipo e mais 571 caminhões-caçamba serão doados para os municípios de São Paulo.
Imprimir