Imprimir

Notícias / Agronegócio

Excesso de chuva provoca estragos nas lavouras de frutas e fumo do RS

Globo Rural

  Dos quatro hectares de fumo plantados pelo agricultor Anildo Regert, no município de Vera Cruz, não sobrou nada que possa ser comercializado. “Nós estamos contando com o seguro, se eles fizerem uma boa avaliação, pra gente pelo menos ter o retorno das despesas”.

O vizinho também perdeu quase tudo. “Agora vou procurar outro tipo de serviço, na cidade, vou procurar em outra área”, diz o agricultor Joel Schopf.

Os agricultores já haviam começado a colheita do fumo, mas apenas as folhas mais baixas, que têm menos valor, é que haviam sido retiradas da lavoura, ou seja, praticamente todo o investimento de um ano inteiro está perdido.

O granizo também atingiu outras regiões do estado. Na Serra Gaúcha, o prejuízo foi nas frutas. Nos pomares de pêssego, a perda foi total em algumas propriedades.

No município de Bento Gonçalves, um dos maiores produtores de uva do país, quase 9 hectares de parreiras foram afetados. O trabalho de quase um ano foi destruído.

Além de derrubar os cachos formados, o gelo danificou a planta e deve comprometer o lucro dos produtores na próxima safra.
Imprimir