Imprimir

Notícias / Agricultura

Agricultores investem no cultivo de soja em propriedades no TO

Globo Rural

  Os agricultores trabalham no plantio da safra de soja do Tocantins, onde as pastagens estão perdendo espaço para o cultivo do grão. A área com o grão no Estado será 17% maior este ano.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15 % das áreas de pastagem darão lugar às lavouras de soja. Os produtores da região de Pedro Afonso, uma das principais do Estado, querem plantar a maior área dos últimos cinco anos, superior a 22 mil hectares.

A colheita deve começar no mês de fevereiro. A previsão dos sojicultores é que a safra seja 15% mais produtiva em relação à anterior. A área plantada de soja deve aumentar 17% em todo o Estado. Mas até o produtor que não ampliou a lavoura prevê mais produtividade.

O agricultor Albino Mazzola, que manteve os 300 hectares, quer colher 57 sacas por hectare, com aumento de duas sacas em relação à safra passada. O produtor, que investiu em variedades mais resistentes à doença e adaptadas ao clima do Estado, gastou mais na preparação do solo.

Além do investimento em tecnologia de produção, a cooperativa de Pedro Afonso tem outros motivos para estar otimista. Diferente do ano passado, mais da metade da produção já foi comercializada. “O mercado hoje está variando dos R$ 55,00 as sacas. Então, já teve mercado futuro sendo fechado a R$ 60,00. Então, nós já temos boas perspectivas de mercado para 2014”, diz Érica Brito, agrônoma da Coapa..
Imprimir