Imprimir

Notícias / Geral

Em MG, invenção facilita o plantio da cenoura em pequenas propriedades

Globo Rural

  O trabalho no campo é novidade para Sander Marcial. Aos 33 anos, ele resolveu trocar o serviço na fábrica de calçados pela horticultura.

A mudança foi há seis meses e o resultado é bem visível. Na horta que fica na chácara da família, ele cultiva uma grande variedade de hortaliças. São beterrabas, cebolinha, alface, coentro, abóbora e quiabo.

Dentre os produtos que o Sander cultiva, a cenoura é um dos legumes mais complicados, por isso, ele inventou uma engenhoca, que já rendeu o primeiro lugar na sexta edição do prêmio de Criatividade Rural, da Emater.

A invenção é simples. Um cabo de vassoura sustenta na ponta uma rodinha com furos, por onde sai a semente. As sementes são dispersadas com um espaçamento ideal para o plantio, um processo simples e prático.

A invenção fez com que Sander tivesse mais tempo para cuidar das hortaliças e com tanta facilidade ele já faz planos para ampliar a produção. Empolgado, ele tenta se acostumar com a vitória, afinal foram 46 projetos na disputa.

O objetivo da Emater agora é divulgar o invento. O prêmio será entregue em dezembro. O agricultor deve receber uma geladeira, uma roçadeira e um aparelho de televisão.
Imprimir