Imprimir

Notícias / Política

Ministro da Índia está otimista quanto à crise no setor de açúcar

Agencia Estado

 O Ministro de Agricultura da Índia, Sharad Pawar, expressou otimismo para resolver os problemas enfrentados pelo setor de açúcar, incluindo uma disputa de preço que levou as usinas a interromper as compras de cana.

As usinas se recusaram a comprar matéria-prima dos agricultores pelos preços estipulados pelo Estado porque teriam prejuízo, o que levantou dúvidas sobre a produção no país, segundo maior produtor mundial de açúcar.

Elas querem que o preço da cana esteja relacionado aos valores praticados no mercado. As cotações do açúcar refinado subiram cerca de 3% nos últimos três anos. Mas a matéria-prima, cujo preço é estabelecido pelos governos estaduais, encareceu 14% neste mesmo período.

O setor também busca incentivos, tais como empréstimos isentos da cobrança de juros, para financiar as operações de exportações. Tal concessão, segundo as usinas, ajudaria a limitar as perdas com as vendas domésticas e reduzir o tamanho dos estoques.

O governo está trabalhando em várias medidas para resolver os impasses, disse Pawar a repórteres depois de uma reunião com o ministro de Finanças indiano, P. Chidambaram, e outras importantes autoridades do governo. Mas ele não entrou em detalhes quanto às ações que estão sendo estudadas. Fonte: Dow Jones Newswires.
Imprimir