Imprimir

Notícias / Geral

Projeto apoiado pelo MDA é finalista do Prêmio da Fundação BB de Tecnologia Social

MDA

Com o objetivo de estimular a autonomia, articulação e a inclusão produtiva das mulheres rurais no Norte do Brasil, o projeto Mulheres Rurais: Auto-organização, Formação e Articulação foi selecionado como um dos seis finalistas do Prêmio Banco do Brasil de Tecnologia Social 2013. O projeto foi executado pela entidade Serviço de Orientação da Família/Sempreviva Organização Feminista (SOF), de São Paulo, com o apoio da Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DPMR/MDA). A premiação, realizada a cada dois anos, tem o intuito de reconhecer e disseminar iniciativas sociais que garantem melhores condições de vida para muitos brasileiros, representando efetivas ações de transformação social.

Para a diretora de Políticas para Mulheres Rurais do MDA, Karla Hora, iniciativas como esta são muito importantes para o trabalho que é desenvolvido junto às mulheres rurais. “Premiações como a da Fundação Banco Brasil, que dedicou uma categoria específica às mulheres, são um grande estímulo e representam o reconhecimento da importante contribuição das trabalhadoras para o desenvolvimento rural e a segurança alimentar em nosso país”, afirmou.

O projeto Mulheres Rurais: Auto-organização, Formação e Articulação busca sensibilizar e capacitar mulheres rurais sobre temas que envolvem organizações produtivas, acesso ao crédito, formação política e desigualdades, entre outros. O projeto promove oficinas de capacitação para que as mulheres adquiram autonomia e sustentabilidade nos empreendimentos. Com estas ações, pretende aumentar o acesso das mulheres rurais às políticas públicas do MDA para Reforma Agrária e Agricultura Familiar; contribuir para fortalecer o papel feminino na economia e na sociedade; além de estimular a participação das trabalhadoras nos Territórios da Cidadania.

Em 2009 e 2010 mais de trinta mil mulheres rurais e cerca de 970 grupos produtivos participaram do projeto da SOF com o apoio do MDA em todo o País.

A premiação foi realizada na noite de terça-feira (19), em Brasília.
Imprimir