Imprimir

Notícias / Geral

Chuvas de inverno e primavera prejudicaram qualidade dos cítricos

Somar Metorologia

 As chuvas ocorridas ao longo de todo o inverno e principalmente agora na primavera, mesmo que muitas vezes pontuais e de baixa intensidade, estão prejudicando a qualidade dos cítricos, que ainda não conseguiram atingir taxas adequadas de brix. Com isso, a qualidade do suco de laranja continua abaixo das perspectivas para essa safra.

Por outro lado, mesmo com a ocorrência de chuvas como nos últimos dias em São Paulo e Minas Gerais, a colheita segue avançando em ritmo normal para essa época do ano – inclusive porque a maturação das frutas não está colaborando para que avance mais rapidamente. Mas, se as chuvas estão prejudicando a qualidade das frutas dessa safra, o mesmo não se pode falar sobre as frutas e plantas da próxima safra. Com a regularidade na ocorrência das chuvas, os solos apresentam teores satisfatórios de umidade e, dessa forma, condições ideais ao desenvolvimento vegetativo da árvore e principalmente das frutas.

Como não foi observado deficit hídrico acentuado esse ano ao longo do outono-inverno, as floradas ocorridas nos pomares foram de baixa intensidade e quase continuas. Já foram registradas três floradas e isso poderá afetar a colheita e até mesmo a qualidade das frutas em 2014, já que haverá frutas em vários estágios de maturação no momento da colheita.


Para esta semana, com a volta do tempo seco e temperaturas em elevação devido ao afastamento da frente fria, as condições voltam a ficar favoráveis para a realização da colheita da laranja em todo o cinturão citrícola de São Paulo, com exceção para a região norte do Estado, onde ainda ocorrem chuvas ao longo de toda a semana. Essa mesma condição será observada no triângulo mineiro.

Desse modo, a colheita da laranja na região norte de São Paulo e em Minas Gerais seguirá paralisada ao longo dos próximos cinco dias. Já nas regiões sul e central de São Paulo a volta do tempo seco permitirá a retomada da colheita.

Imprimir