Imprimir

Notícias / Agricultura

Produtores de MT receberam sementes de baixa qualidade, sobretudo de grande multinacional, diz Fávaro

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

O plantio de soja da safra 2013/2014 em Mato Grosso não registra a usual qualidade das sementes - uma vez que o Estado é referência em produção. Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Carlos Fávaro, “muita semente ruim de fora do Estado entrou este ano nas lavouras”.

Fávaro ainda ressalta que a multinacional Pioneer foi responsável por grande parte do problema. “Muitos produtores reclamaram que compraram um produto da Pioneer, mas receberam outro, de baixa qualidade”, reclama o presidente da Aprosoja.

Leia mais:
Pragas nas lavouras, segunda safra e qualidade das sementes preocupam presidente da Aprosoja

Sobre futuros prejuízos à safra por conta da queda no nível de qualidade das sementes, de maneira geral, Fávaro diz que não devem ser significativos. “O maior prejuízo é da Pioneer, que perdeu crédito com os produtores de Mato Grosso, que estão muito incomodados com o que aconteceu”, afirma.

Na safra 2012/2013 faltou chuva em muitas regiões de Mato Grosso no período de plantio e choveu em excesso na hora da colheita, principalmente dos ciclos precoces, prejudicando a produção local de sementes de soja, o que demandou maior procura externa para a safra 2013/2014.
Imprimir