Imprimir

Notícias / Agronegócio

Vanguarda Agro planeja comprar mais 100 mil hectares em 2014

Agência Estado

 A Vanguarda Agro informou nesta segunda-feira, 25, que espera ampliar seu portfólio de terras em 100 mil hectares no próximo ano. Hoje a companhia tem 89 mil hectares de áreas próprias. No total, estão sob sua custódia 253 mil hectares, considerando áreas próprias e arrendadas.

Em conversa com jornalistas antes de reunião na Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), em São Paulo, o presidente da Vanguarda Agro, Arlindo de Azevedo Moura, disse que o investimento deverá ser R$ 500 milhões a R$ 600 milhões, entre aquisição da terra, correção de solo e estrutura.

De acordo com Moura, a companhia negocia a captação de recursos com futuros sócios da Ásia que, disse, deverão ser empresas do setor, e não fundos de investimento nem tradings. O executivo reforçou que o modelo de negócio para a compra de terras ainda está sendo discutido. A empresa prefere que isso aconteça pelo aumento de capital da Vanguarda, ou por meio da criação de uma empresa de terras. Se uma nova empresa for criada, a contrapartida da Vanguarda será em terras do portfólio e não em desembolso de caixa, disse ele.

A Vanguarda já descartou novas aquisições no Tocantins, apontando condições de solo pouco favoráveis. No Pará, a empresa prospecta uma área ao sul do Estado, na região de Redenção, em áreas de pastagem que estão sendo pouco aproveitadas. Segundo Moura, a companhia encontrou área de pastagem onde produtores estão aumentando a produtividade e não planejam ampliar o rebanho. A região registra média de chuvas de 2 mil milímetros por ano, com possibilidade de plantio de duas safras e terras favoráveis ao cultivo de milho e soja.
Imprimir