Imprimir

Notícias / Pecuária

Última semana para vacinar rebanho contra febre aftosa

Adapec

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec alerta aos produtores rurais para ficarem atentos ao fim do prazo para vacinação do rebanho contra febre aftosa, que encerra esta semana, no próximo dia 30. Ressaltando que nesta etapa serão vacinados apenas os bovídeos de até 24 meses declarados em maio, inclusive o rebanho dos municípios da extinta Zona Tampão.

De acordo com a Agência a expectativa é vacinar cerca de quatro milhões de animais e quem deixar de vacinar os animais estará sujeito a pagar multa de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada. E, ficará impendido de emitir a GTA – Guia de Trânsito Animal.

“É importante lembrar ao produtor rural que após a vacinação, ele deverá apresentar no prazo máximo de até 10 dias, o comprovante de vacinação do rebanho, para isso, deve procurar uma das Unidades da Adapec, presentes nos 139 municípios do Estado,” alerta,a coordenadora de Educação, Inspeção e Sanidade Animal, Leila Pessoa.

O presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente ressaltou que embora o Tocantins esteja livre da aftosa é importante que os produtores rurais nãodescuidem da vacinação do rebanho.

“Esta segunda etapa da campanha é obrigatória no calendário do Tocantins, por isso, é fundamental que os produtores rurais continuem colaborando para mantermos o status de livre da aftosa com vacinação, possibilitando assim, o crescimento da cadeia produtiva da pecuária.”
Imprimir