Imprimir

Notícias / Pecuária

Mercado projeta preços da arroba do boi até 12% mais altos em 2014

Agência Estado

 As cotações do boi gordo devem seguir sustentadas no mercado interno em 2014, disse o operador de Mercado Agrícola do BES Securities, Leandro Bovo. De acordo com Bovo, o mercado futuro já aponta preços para janeiro e maio 10% a 12% superiores ante o mesmo período de 2013.

Os valores do boi gordo em 2014 serão ainda sustentados pela oferta restrita de animais para abate e a demanda boa tanto do mercado interno quanto no externo. Serão preços que remunerarão adequadamente o produtor – disse Bovo.

O especialista afirma que os preços projetados pelo mercado futuro para maio, quando em geral há um recuo decorrente do período auge de safra, equivalem ao valor de pico da entressafra de 2012.

O gerente da área de Pesquisa de Mercado da Minerva Foods, Fabiano Tito Rosa, ressaltou que os preços do boi gordo aumentaram em função do maior volume de abates da indústria para atender à demanda aquecida.

Em 2013 vamos ver um avanço de abate de 11% a 12% ante 2012. Para o ano que vem, o indicador que temos de prestar atenção, e que influencia a trajetória das cotações do boi gordo, é o comportamento do abate – afirmou.

O operador de Mercado Agrícola do BES Securities, entretanto, ressalva que a expectativa é muito boa, mas é preciso tem de ter pé no chão. Segundo ele, os participantes devem ficar atentos à reposição, porque esse mercado está muito arbitrado – se os preços no mercado futuro sobem, os de reposição acompanham.

Além disso, todo o otimismo para os preços do boi gordo está inserido no mercado futuro. Vamos ver se o cenário irá se concretizar mesmo ou se é otimismo exagerado – acrescentou.

Os especialistas participaram do Encontro Anual de Analistas, promovido pela Scot Consultoria.
Imprimir