Imprimir

Notícias / Economia

Cacau sobe em NY com possível revisão da oferta para baixo

O Estado de S. Paulo

 A Organização Internacional do Cacau informou nesta segunda-feira que o déficit global do produto foi de 160 mil toneladas na temporada 2012/13, que terminou em setembro. A estimativa anterior da entidade era de um volume bem menor, de 52 mil toneladas. Não foi divulgada nova previsão para a temporada atual, mas participantes acreditam que a projeção mais recente, de um déficit de 70 mil toneladas, será elevada em breve. Chuvas na semana passada na Costa do Marfim, maior produtor mundial, podem atrasar a colheita, secagem e transporte das amêndoas. Com a possível escassez, muitos investidores decidiram comprar contratos. O vencimento março subiu 0,9%, a US$ 2.813 Por tonelada.

O açúcar bruto caiu 1,1% e fechou abaixo do nível técnico de 17 centavos de dólar por libra-peso, com a expectativa de excesso de oferta mundial. Além disso, o mercado esperava um reajuste maior do preço da gasolina no Brasil, o que poderia resultar em aumento da demanda por Etanol e produção menor de açúcar.

Na Bolsa de Chicago, a Soja recuou 1,1%. O clima favorável em regiões da América do Sul pode ajudar a elevar a produção na região. O mercado foi influenciado também por especulações de que a China reduzirá as compras de Soja norte-americana, de olho na fatura oferta da América do Sul. O trigo também caiu 1,1% e o Milho fechou sem variação.
Imprimir