Imprimir

Notícias / Agronegócio

Mercado de grãos tem vida própria e cabe ao produtor saber analisá-lo, diz diretor de instituto

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Em visita recente a Cuiabá para realização do congresso Agrimoney, o diretor geral do instituto Safras & Mercado, Fernando Burgos, afirmou que a principal arma do produtor para driblas os períodos de instabilidade e preços ruins é o correto acompanhamento das oscilações do mercado.

Segundo Burgos, o mercado tem vida própria e cabe ao produtor saber estudá-lo e analisá-lo da maneira adequada, tirando a partir daí boas oportunidades para comercializar a produção.

Leia também:
Relação entre Brasil e China ainda precisa ser aprofundada: Imagem é Samba, futebol
Etanol mais caro pressiona a inflação, revela Índice de Preços ao Consumidor

“O produtor acaba se concentrando mais na produção e na produtividade, porque são coisas que dependem diretamente dele. O que não depende do produtor é o preço de venda. Cabe a ele fazer uma gestão adequada das análises de preços”, afirmou o diretor do instituto.

Fernando Burgos também alerta que a próxima safra deverá ter custos mais valorizados e remuneração reduzida, devido à oferta maior de grãos no mercado e à falta de cenários de quebras nos países concorrentes.

“Portanto, é fundamental que os produtores tenham uma comercialização de alta performance, sabendo estruturar de maneira positiva as operações de compra e venda”, orienta.
Imprimir