Imprimir

Notícias / Política

Projeto de Equoterapia do Senar recebe homenageam da Câmara de Vereadores

Da Redação - Jardel P. Arruda

 O projeto de Equoterapia realizado pelo Sindicato Rural de Santo Antonio do Leverger em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) recebe homenagem da Câmara Municipal de Vereadores nesta terça-feira (03), quando celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Leia mais: Carvão mineral vira opção para produzir fertilizantes e reduzir dependência externa

O Senar-MT oferece o projeto como uma das atividades do Programa Especial Apoena, que na língua tupi-guarani quer dizer "aquele que enxerga longe". A iniciativa tem por objetivo a qualificação de pessoas portadoras de necessidades especiais, estimulando a participação delas nos cursos ofertados pela instituição.

A congratulação será entregue durante solenidade realizada às 20h em Leverger (33 km de Cuiabá). "A homenagem é merecida, pois no município se não fosse o Senar-MT não existiria esse atendimento", avalia o diretor financeiro do Sindicato, Edson Andrade. "Só esse ano já realizamos cerca de 800 atendimentos aos 25 praticantes beneficiados", aponta.

Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

Em Leverger, são 25 pessoas atendidas, uma das beneficiadas é Jussara Mendes da Silva, de 41 anos. A costureira Maria da Silva, conta que a filha tem deficiência mental devido a complicações no parto. Mãe de oito filhos, dona Maria viu as crianças crescerem e formarem suas famílias, menos Jussara, de quem passou a cuidar em tempo integral. Há dois anos a filha começou o tratamento, gratuito, no sindicato rural.

"Percebi que ela ficou mais animada, mais ativa depois que começou com a equoterapia", avalia dona Maria. "A sessão dela é toda quarta-feira, quando chega o dia ela já sabe que tem o projeto, pede para ir para o sindicato e tudo', conta a mãe. "Sem o projeto do Senar dificilmente conseguiria pagar o tratamento".

Segundo a assessoria de imprensa, a iniciativa do Senar-MT é desenvolvida ainda em parceria com os sindicatos rurais de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Sorriso e Sinop. Cada um dos parceiros tem a meta de atender, no mínimo, 15 praticantes por mês. Em 2012, por meio da participação conjunta, foram oferecidos 4,8 mil atendimentos de equoterapia.
Imprimir