Imprimir

Notícias / Economia

Com produção de 48 mil toneladas, Mato Grosso é o terceiro maior produtor de peixe do país

Da Redação - Katiana Pereira

Dados do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) mostram que os criadouros de peixe de Mato Grosso são responsáveis pela produção de 48 mil toneladas por ano. A quantia deixa o estado na terceira posição do ranking nacional, atrás apenas de Santa Catarina (75 mil toneladas) e Paraná (55 mil toneladas).

De acordo com os dados, o país produz 470 mil toneladas de pescado por ano, sendo a maioria de peixes redondos, como o tambacu, tambaqui e tabatinga.

Conforme o diretor-técnico da Associação de Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat), Francisco das Chagas Medeiros, o mercado está em expansão tanto para os produtores como para os frigoríficos.

Leia mais
Orientação irá ajudar criadores de peixe sobre documentação do Parque Aquícola de Manso

Durante a Feira Nacional de Peixe Nativo, Medeiros explicou que a atividade tem cerca de 1 mil produtores cadastrados e mais da metade são de pequeno porte. Eles colhem os frutos do crescimento do mercado ao mesmo tempo em que enfrentam problemas como a falta de informação sobre questões legais e a ausência de financiamentos para o setor.

O diretor-técnico da Aquamat diz que apenas o Banco do Brasil tem uma linha para este tipo de cultura e quando o cliente procura a instituição, não consegue acesso ao dinheiro porque a aquicultura é tida como atividade de alto risco.

Ricardo Santiago, da Unidade de Agronegócio do Sebrae em Mato Grosso, cita como exemplo a criação do Parque Aquífero de Manso. Atualmente, 60 pequenos produtores conseguiram a concessão de uso de 1,1 mil metros quadrados/cada. Quando o espaço começar a produzir, a estimativa é que mais 2.100 toneladas cheguem ao mercado por ano.

Também está crescendo os frigoríficos. Já existem cinco em funcionamento e outros três estão em construção.
Santiago afirma que 300 empresários de pequeno porte estão sendo acompanhados pelo Sebrae. Eles recebem consultorias técnicas e cursos para melhorar a produção.

Imprimir