Imprimir

Notícias / Agricultura

Comercialização da safra de soja está mais de 18% atrasada em relação à temporada passada

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

A comercialização da safra 2013/2014 de soja, que acaba de ter seu plantio finalizado em todo o Mato Grosso, está caminhando lentamente e segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), está 18,9% atrasada em relação ao mesmo período do ano passado.

Até o fechamento do mês de novembro foram comercializados 48,8% da safra de soja. Durante o mês as vendas avançaram 4,4%, o que em volume significa 1,1 milhão de toneladas do grão.

Leia também:
Katia Abreu defende participação de governantes em demarcação de T.Is: Funai não pode dermarcar só
Fávaro apoia concessões de rodovias em MT e diz que “pior pedágio é a falta de logística”

Enquanto isso, informa o Imea, a comercialização da safra 2012/2013 está quase encerrada, restando aproximadamente 100 mil toneladas para serem vendidas.

Os preços

Em relação aos preços, de acordo com boletim do Imea, a média das negociações da atual safra tem sido de R$ 49,02 por saca, o que é considerado bom, uma vez que os custos de produção estão girando em torno de R$ 46,50 por saca, já considerando duas aplicações contra a Helicoverpa.

“O produtor deve considerar esses fatores para a tomada de decisão para a venda da produção, visto que o mês de dezembro continua com preços atrativos para a soja, podendo ser uma boa oportunidade para conseguir preços que consigam remunerar as lavouras nesta safra”, consta de boletim do instituto.
Imprimir