Imprimir

Notícias / Pecuária

Sistema fica lento e Indea prorroga prazo de comunicação de vacinação para sexta-feira

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Devido a dificuldades técnicas, os pecuaristas de Mato Grosso poderão comunicar a vacinação de seus rebanhos contra a Febre Aftosa até a próxima sexta-feira. O prazo seria até esta terça-feira (10), no entanto, instabilidade no sistema eletrônico do órgão levou ao adiamento do prazo final.

Segundo informa a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a comunicação é indispensável para que os produtores possam emitir documentos sanitários. O produtor que vacinar e não comunicar o Indea fica impedido de emitir qualquer documento de sanidade animal, inclusiva a Guia de Trânsito Animal (GTA), por no mínimo 30 dias.

Leia também:
Filho de Eraí Maggi arremata fazenda da massa falida Boi Gordo por R$ 15 milhões


De acordo com explicações da coordenadora de Sanidade Animal do Indea, Daniella Soares, devido ao acúmulo de comunicações na última semana, houve um congestionamento no sistema e por isso foi preciso prorrogar o prazo.

“Na sexta-feira (06) detectamos que somente 70% do rebanho havia tido a vacinação comunicada e que não teríamos condições de atender os 30% restante em apenas dois dias”, justificou a coordenadora.

O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, criticou o sistema eletrônico do Indea e afirmou ser importante a prorrogação do prazo. Para ele, desde que o atual sistema foi instalado, houve uma piora nos serviçoos informatizados do instituto.
Imprimir