Imprimir

Notícias / Agricultura

Rússia libera unidade de aves da BRF e da Seara para exportar ao país

Agência Estado

 O Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) liberou nesta segunda-feira, 9, duas unidades de aves do Brasil para exportar ao país. Conforme informações no site russo, foram habilitados frigorífico da BRF em Uberlândia (MG), de SIF 121, e outro da Seara, de Itapiranga (SC), de SIF 576. Com a decisão, anunciada após o término da missão que estava no País, ainda conforme a página na internet do serviço, das 38 unidades de aves brasileiras autorizadas a exportar, nove estão liberadas (sendo uma ainda submetida a análises laboratoriais extras de amostras), uma em regime de controle reforçado (porém, a entrada dos lotes também é permitida) e 28 com restrições temporárias.

Com relação a suínos, dos 21 frigoríficos autorizados, seis estão liberados (dois submetidos a análises extras) e 15 com restrições temporárias. Já em relação a frigoríficos que exportam carne bovina, das 56 unidades autorizadas, 34 têm restrição temporária e 22 estão liberadas, sendo duas submetidas a análises extras laboratoriais.

Na sexta-feira passada, a missão veterinária russa de inspeção aos estabelecimentos produtores de carne bovina, suína e de aves encerrou seu trabalho no Brasil. A avaliação do Ministério da Agricultura foi de que não houve indicação de pontos de fragilidade no sistema de defesa agropecuária nacional e que a reunião de encerramento foi bastante favorável. Um relatório deve ser enviado nos próximos dias pelas autoridades daquele país.
Imprimir