Imprimir

Notícias / Pecuária

Leite: Fazenda propõe isonomia para acúmulo do PIS/Cofins

Da Assessoria

Em reunião nesta terça-feira, 10, o Ministério da Fazenda apresentou uma proposta definitiva para a readequação do sistema de acúmulo de créditos de PIS/Cofins para o setor lácteo.

A pasta propôs isonomia na monetização dos créditos para o futuro, o que contempla todos os envolvidos na cadeia - cooperativas, pequenos e grandes indústrias, com ou sem o aproveitamento do crédito.

Na proposta, 10% da devolução deve ser aplicada na melhoria da qualidade e produtividade do leite, de acordo com a proposta da Subleite, aprovada na Conferência Nacional do Leite.

Sobre o passado, a Fazenda indicou a devolução dos créditos acumulados num prazo de cinco anos. Empresas têm acumulado um crédito de aproximadamente R$ 1 bilhão.

De acordo com deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS), presidente da Subcomissão do Leite e condutor do debate junto à Fazenda, a proposta para a questão futura é consenso, enquanto sobre o passado o martelo deve ser batido na próxima semana, porque os representantes das cooperativas querem consultar os associados.

"Buscamos um consenso possível, aplicável, que se não é o perfeito, é o melhor que se pode ter", concluiu o deputado.
Imprimir