Imprimir

Notícias / Agricultura

Enquanto produção de grãos cresce, rede armazenadora sofre leve queda entre 2012 e 2013

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Enquanto a produção de grãos em Mato Grosso e no Brasil tem registrado sucessivas altas, a capacidade de armazenamento não segue o mesmo ritmo. Comparando o segundo semestre de 2012 com o primeiro de 2013, a rede armazenadora de produtos agrícolas em operação no país apresentou uma queda de 0,1% no número de estabelecimentos ativos.

Os dados são provenientes de levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) e também mostram que a capacidade útil instalada na rede armazenadora caiu 1,5% dentre os armazéns convencionais, estruturais e infláveis, e 0,2% nos armazéns graneleiros e granelizados. Já os silos tiveram um acréscimo de 3,3%.

Leia também:
Comercialização da safra de soja está mais de 18% atrasada em relação à temporada passada
Fávaro apoia concessões de rodovias em MT e diz que “pior pedágio é a falta de logística”

As unidades armazenadoras do tipo armazéns graneleiros e granelizados totalizaram 57, 8 milhões de toneladas de capacidade útil, sendo que a região Centro-Oeste deteve 49,4% desta capacidade de armazenamento.

Os silos para grãos apresentaram 60,3 milhões de toneladas de capacidade útil total no país, detendo a região Sul 56,1% deste total e as regiões Centro-Oeste e Sudeste, 24,9% e 13,3%, respectivamente.
Imprimir