Imprimir

Notícias / Agronegócio

Apicultores do Rio Grande do Sul estão otimistas com a safra deste ano

Globo Rural

  Os apicultores do Rio Grande do Sul estão otimistas com a safra deste ano. O clima ajudou e as colmeias estão com boa produtividade.

Um mel bem pastoso e na coloração ideal, mais escuro. É desta forma, com todo cuidado e muita atenção com as melgueiras, que a apicultora Lourdes Vellar, que vive em Cerrito, sul do Rio Grande do Sul, espera produzir 2 toneladas do alimento, média considerada excelente. São 65 quilos de mel por colmeia.

Os bons rendimentos são aguardados em todo o estado. Sete mil toneladas de mel devem ser produzidas no Rio Grande do Sul – estado que responde por 19% da produção nacional. A colheita acontece em duas épocas do ano: em março e no final de novembro, e se estendendo até o período atual, meados de dezembro.

No ano passado, nesta mesma época, quando os apicultores abriam a tampa da colmeia, encontravam os favos incompletos. Este ano, eles estão bem cheios, o que indica que a produtividade vai ser boa.

A abundância de mel agora é resultado da floração no tempo ideal.

“Na região e no estado, devido às boas chuvas, a previsão é de ter uma boa produção, em torno de 30 a 35 quilos de mel por colmeia", explica Ronaldo Maciel, técnico da Emater.
Imprimir