Imprimir

Notícias / Agricultura

Comunidade de Seabra pode se tornar grande produtor de abacaxi

Seagri BA

 

Grande produtor de café em passado recente, cultura que decaiu por causa da longa seca que ainda assola o Estado, a localidade da Churé, no município de Seabra, na Chapada Diamantina, pode se transformar num grande produtor de abacaxi, a exemplo de Itaberaba. Esse é objetivo da Associação Comunitária de Churé, que congrega 360 agricultores, preparados através de curso ministrado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, para o plantio de abacaxi, conforme disse o coordenador regional da EBDA em Itaberaba, Luciano Lima.

“Esta é uma excelente opção para a região”, disse o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao receber das mãos do presidente da Associação Comunitária de Churé, João Souza Lopes (Zuzu), ofício solicitando projeto para a implantação desta cultura na região e a doação de 500 mil mudas de abacaxi. “A agricultura familiar é prioridade do governo Wagner”, disse Salles, acrescentando que a implantação do projeto poderá dar sustentabilidade a milhares de agricultores da região. Salles disse ainda que “nosso desejo é esta região volte a produzir café, em consórcio com o abacaxi”.

O encontro do secretário com a liderança da Associação Comunitária de Churé aconteceu em Seabra, na manhã desta terça-feira (10) durante reunião promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Seabra e Região, para debater as ações estruturantes de convivência no semiárido que o governo estadual está implementando através da Seagri.

Ao abrir o encontro, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Seabra, João Gomes, apresentou o panorama das ações e projetos desenvolvidos pela instituição, que envolve produtores dos municípios de Seabra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Palmeiras, Piatã e Utinga.

Participaram do evento centenas de produtores e trabalhadores rurais, presidentes de associações e cooperativas e prefeitos da região, além do superintendente adjunto do Senar-BA, Humberto Miranda; coordenador técnico do Senar, Rui Dias, representantes do Sebrae.
Imprimir