Imprimir

Notícias / Geral

Criação de pacu em tanques rede diminui escassez na represa de Itaipu

Globo Rural

  Pescadores que moram às margens da represa de Itaipu vivem uma contradição: água a perder de vista e pouco peixe para pescar e vender. Um caminho para diminuir a escassez é a criação em tanques redes. O Globo Rural foi até lá para conhecer um programa que estimula a criação de um peixe nativo do Brasil.

A usina foi construída na fronteira entre Brasil e Paraguai. Inaugurada em 1982, a barragem inundou uma área enorme, formando um lago de 1.350 km2.

O projeto da Itaipu Mais Peixes em Nossas Águas distribui alevinos para criação em tanques rede nas águas da usina. O pacu foi o peixe escolhido, pois um decreto proíbe a criação de espécies exóticas na usina. Ele é um dos mais cultivados no Brasil.

Atualmente cerca de 60 pescadores e 130 famílias de índios são beneficiados. A ração é responsável por 70% do custo de produção e ela é paga pelos pescadores.

O ano de 2013 deve fechar com uma produção de 70 toneladas de pacu dentro do projeto, no entanto o potencial é para muito mais, podendo chegar a 14 mil toneladas por ano.
Imprimir