Imprimir

Notícias / Agricultura

Produtores de fumo comemoram a qualidade e o preço pago no RS

Globo Rural

  Os produtores de fumo do Rio Grande do Sul estão satisfeitos com a boa safra. A planta se desenvolveu bem e o resultado é uma colheita com qualidade e ótima produtividade.

Rodrigo Kusma não arreda o pé da lavoura em Itatiba do Sul, norte do estado. A colheita começou há duas semanas e só vai terminar em janeiro, mas o agricultor já comemora os resultados antes mesmo do fim do ano. "Representa um Papai Noel bem gordo este ano", brinca.

A empolgação do agricultor tem explicação. É que este ano, o tabaco desenvolveu-se muito bem. A mesma área plantada vai produzir 2 mil quilos a mais que na safra passada. “Esta safra está ótima, muito boa de produtividade, qualidade, vai dar um bom peso”, diz.

Este ano, os pés estão com um metro de altura, alguns até passam desse tamanho, o que garante bom peso à cultura e, consequentemente, a produção de até 200 gramas de fumo por planta.

No ano passado, houve quebra na produção por causa do clima, faltou chuva em alguns momentos e teve excesso em outros, situação bem diferente da verificada este ano.

Segundo a Federação da Agricultura do Estado (Farsul), o aumento na produção acompanha a maior demanda, principalmente de exportação. O produtor Alberto Satrapasson está de olho neste mercado e já pensa em aumentar a área de cultivo. “Eu acho que uns 20% ou 30% eu vou aumentar, sim”.

O preço do fumo também tem deixado os produtores felizes. Eles estão recebendo R$ 8 pelo quilo, R$ 2 a mais que no mesmo período do ano passado.
Imprimir