Imprimir

Notícias / Agricultura

Em MG, produção e preços em alta animam quem cultiva ameixa

Globo Rural

  Agricultores da Zona da Mata de Minas Gerais comemoram a safra da ameixa. O clima colaborou e a produção vai ser boa.

No sítio Costa da Mantiqueira, zona rural de Barbacena, Minas Gerais, na pequena propriedade de José Maria, o fruto adaptou-se bem ao clima ameno e úmido da região e por conta disso, os 250 pés estão abarrotados. A colheita da variedade rubi mel começou em novembro e deve ir até o fim do mês.

A grande vantagem da produção de ameixa da região é que não é preciso muito espaço para produzir bem. No sítio de José Maria, por exemplo, ele consegue produzir 100 quilos por pé.

A caixa de seis quilos está valendo em torno de R$ 22, enquanto que no mesmo período de 2012, não passava de R$ 15. A oferta está menor no mercado por causa da chuva, que atrapalhou a safra.

No Sítio do Cará, em Alfredo Vasconcelos, três irmãs também resolveram apostar na produção de ameixas. Elas começaram a colher o fruto agora em dezembro e esperam que a maior parte fique pronta para ser vendida em janeiro.

A produção esperada é de 1,5 tonelada da fruta e elas já pensam em aumentar a produção para safra de 2014. “A gente só não vai aumentar mais porque falta mão de obra, mas vamos aumentar um pouco, sim”, conta a produtora rural Rosângela Cléia de Paula.
Imprimir