Imprimir

Notícias / Agronegócio

Ministério da Agricultura decreta estado de emergência fitossanitária em Mato Grosso do Sul

De Brasília – Vinícius Tavares

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decretou estado de emergência fitossanitária em Mato Grosso do Sul devido ao surto de helicoverpa nas lavouras de algodão, soja e milho. O decreto consta da edição desta quinta-feira (19) do Diário Oficial da União. A situação de emergência já havia sido decretada em Mato Grosso, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Piauí.

De acordo com o Mapa, o estado já pode adotar as medidas de manejo previstas na Portaria ministerial 1109, de 6 de novembro de 2013, para combate à praga. Uma das ações autorizadas é o vazio sanitário, assim como a adoção de áreas de refúgio e a destruição de restos culturais aliados ao uso controlado de produtos químicos.

Leia mais:
Helicoverpa está sob controle e não afeta safra 2013, afirma secretário Neri Geller
Helicoverpa chega ao nordeste de MS e Estado pede publicação de decreto de emergência

As ações de controle necessárias ao enfrentamento agropecuário de doenças ou pragas foram previstas no Decreto 8.133 da Presidência da República. A importação temporária de defensivos não autorizados é um dos pontos da medida, desde que obedeça a determinados critérios técnicos, entre os quais a comprovada eficiência e a não implicação em riscos ao meio ambiente e à saúde pública.

A delimitação das áreas atingidas pela lagarta em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul serão divulgadas nos próximos dias no Diário Oficial da União.
Imprimir