Imprimir

Notícias / Geral

Pastel de fubá é receita especial de cozinheira mineira de 90 anos

Globo Rural

  Viúva, mãe de seis filhos, onze netos e seis bisnetos, Elza Signoretti, de 90 anos nasceu e cresceu na roça. Ela mora sozinha no município de Machado, no sul de Minas Gerais.

Os pais eram italianos e vieram para o Brasil trabalhar na lavoura de café. “Eram agricultores e moraram muitos anos na roça. Depois que meu pai comprou um sítio, não mexeu mais com lavoura. Ele tinha uma venda e uma charrete que levava a gente pra escola”, conta.

Foi na roça que Elza aprendeu a cozinhar e ajudando a mãe costureira, ganhou uma profissão que ela exerce até hoje.

Ela passa boa parte dos seus dias fazendo bordados na mesma máquina de costura de quando ela começou aos 14 anos de idade. Ela ficou famosa na cidade e sempre cheia de encomendas de enxovais e toalhas para igrejas.

“Eu adoro ficar na máquina bordando, por mim fico o dia inteirinho. Aqui a gente trabalha com as mãos, os pés e a cabeça”, afirma.

Tanta disposição não é só para os bordados. Elza também é uma cozinheira de mão cheia e ensina um de seus quitutesfavoritos: o pastel de fubá. “É muito famoso e conhecido aqui na cidade”, conta.

Pastel de Fubá
Ingredientes
Massa
1/2 quilo de fubá
150 gramas de polvilho azedo
1 colher de sopa de sal
1 xícara de café de óleo
1 ovo
2 litros de água

Recheio
Carne moída ou queijo

Modo de preparo
Ferva a água e acrescente o sal e óleo. Coloque o fubá e mexa bem até ficar consistente. Não pode deixar muito mole. Quando estiver cozido, retire da panela e deixe esfriar.

Quando estiver frio é hora de acrescentar o polvilho e o ovo. Mexa bem primeiro com uma colher de pau e depois com a mão até deixar a massa bem firme.

Se usar queijo para rechear, ele tem que ser cortado em tiras para não sair do pastel na hora de fritar. Não coloque muito recheio para não estourar a massa.

Para fritar, coloque bastante óleo na panela. Não mexa nos pastéis até que eles desgrudem do fundo da panela e fiquem boiando. Frite até que eles fiquem dourados e sirva a seguir.
Imprimir