Imprimir

Notícias / Agricultura

Produtores de frutas de SP trabalham dobrado para dar conta dos pedidos

Globo Rural

  Domingo foi dia de trabalho dobrado nas propriedades que produzem fruta em São Paulo. Os agricultores aumentaram a jornada para atender as encomendas do período de festas.

A proximidade das festas de fim de ano dobrou o trabalho dos funcionários de uma propriedade que fica no município de Porto Feliz, sudeste de São Paulo. Os cachos de uvas são colhidos em ritmo acelerado e até mesmo Claudinei Lemes, o produtor, trabalha pesado para dar conta dos pedidos. A equipe foi reforçada também no galpão de embalagens.

Marcos Pizzo comemora uma colheita maior que a de 2012. O produtor, que também corre contra o tempo e estima vender um total de 50 toneladas de lichia neste final de ano, explica como conseguiu escapar da safra mais fraca. “Conseguimos controlar o ácaro fazendo pulverizações a cada duas semanas", diz.

Nas empresas que comercializam as frutas, os funcionários também estão se desdobrando para dar conta do trabalho em um prazo cada vez mais apertado. Em uma distribuidora, por exemplo, todos estão fazendo pelo menos duas horas extras por dia e no domingo, todo mundo trabalhou.

Em Jundiaí, o trabalho também é grande em uma propriedade que cultiva ameixa, uma das frutas mais procuradas no Natal. Erica Thomazetto, agricultora e dona da propriedade, fala sobre os preços praticados e se está compensando a correria toda.
Imprimir