Imprimir

Notícias / Agricultura

No RS, produtores estão otimistas com a colheita das frutas vermelhas

Globo Rural

  Os produtores da região de Vacaria, no Rio Grande do Sul, estão otimistas com o início da colheita das chamadas frutas vermelhas. Este ano, os frutos estão maiores e a qualidade superou as expectativas.

Na propriedade de Nilson Guerreiro, a expectativa é colher 9 toneladas de amora, framboesa e mirtilo em pouco mais de um hectare de área plantada.

O otimismo dos produtores com esta safra tem uma explicação: o clima. No inverno fez frio abaixo dos 7º C e na primavera choveu dentro do esperado. O resultado deve ser a melhor produção dos últimos dois anos.

A produção de frutas vermelhas de Vacaria abastece os mercados das regiões Sul e Sudeste. Ao todo devem ser colhidas 3,3 mil toneladas de frutas, alta de 10% em relação ao ano passado.

“A aparência dela está muito melhor este ano. Vai ser uma fruta maior, principalmente a framboesa e a amora, alcançando assim os mercados mais exigentes”, explica Sulian Dalmolin, técnico agropecuário da Emater, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.
Imprimir