Imprimir

Notícias / Agricultura

Rabobank apresenta perspectivas de curto prazo para as principais commodities brasileiras

Smart Comunicação

 Por meio do boletim trimestral Agro Info, realizado pelo departamento de Pesquisa e Análise Setorial (FAR), o banco traz as perspectivas e os pontos de atenção para os mercados de fertilizantes e câmbio, açúcar e etanol, café, soja, milho, algodão, gado, suco de laranja e leite.

Destaques do boletim:

Fertilizantes e câmbio

Os preços no mercado interno devem ser ligeiramente pressionados, devido aos estoques mais elevados e o período de demanda reduzida. Apesar disso, a expectativa de dólar ainda firme e a antecipação nas compras para a safra 2013/14 podem amenizar a tendência de queda nas cotações de fertilizantes.

Açúcar e etanol

Preços de açúcar continuam pressionados, enquanto o etanol deve continuar se valorizando, seguindo sua sazonalidade típica, ajustando a oferta para a entressafra. Os preços do hidratado devem voltar à paridade com a gasolina nos principais estados consumidores até o início da safra 2014/15.

Café

As perspectivas de preços de curto e médio prazo continuam positivas para o mercado de café. O mercado continua pressionado, dada a ampla oferta do produto e as expectativas de grandes safras nos principais países produtores. Movimentações de compra dos fundos também podem resultar em valorizações pontuais nos próximos meses.

Soja

O primeiro trimestre de 2014 deverá apresentar preços, em Chicago, próximos a US$ 12,5/bu. Com a chegada da safra norte-americana 2013/14, os preços internacionais da soja passaram a apresentar forte correção sazonal, se retraindo significativamente.

Milho

A produção mundial deverá expandir-se em 11,5% no ciclo 2013/14, chegando a 957 milhões de toneladas. Assim, mesmo diante da expansão do consumo, espera-se aumento dos estoques e pressão nos preços internacionais.

Algodão

Os baixos preços no mercado global têm estimulado a substituição do algodão por outras culturas. A expectativa é de redução de 6,5% na produção mundial da fibra em 2013/14. A queda, porém, não deve causar grande impacto nos estoques, considerando a previsão de redução no consumo.

Gado

Os preços do boi gordo tradicionalmente tendem a perder força ao longo do primeiro trimestre do ano. A maior oferta de animais de pasto no mercado, a partir de dezembro, e a desaceleração da demanda doméstica tendem a pressionar os preços. No entanto, as perspectivas para o fluxo de exportação continuam promissoras, direcionando a dinâmica dos preços domésticos no mercado bovino.

Suco de laranja

O baixo rendimento da laranja pode levar as indústrias a operarem em alta capacidade durante parte do verão. Espera-se que a tendência de queda na demanda internacional se mantenha inalterada no primeiro trimestre de 2014.

Leite

No curto prazo, espera-se queda moderada no preço pago ao produtor, dado ao aumento na oferta que vai de encontro a uma estabilização da demanda. As importações devem fechar o ano em patamares inferiores aos de 2012, com perspectivas de mais um ano de baixas em 2014.
Imprimir