Imprimir

Notícias / Agronegócio

Recuperação dos preços do algodão estimulou crescimento de 20,44% na área cultivada

De Brasília – Vinícius Tavares

O terceiro levantamento para a safra de grãos 2013/2014 registra um aumento de 20,44% superior na área plantada de algodão do país em relação à safra anterior. Segundo estimativa feita pela Conab, foram plantados 1.076,9 mil hectares frente aos 894,3 mil hectares, num acréscimo de 182,6 mil frente à área da última safra.

Mato Grosso, que responde por mais de 60% da produção brasileira, apresentou incremento de 24,5%, com área plantada de 591,7 mil hectares, ante os 475,3 mil no período anterior.

Conforme a estimativa da Conab, fatores como a recuperação dos preços internos ao longo de 2013, favorecida pela oferta mais restrita, a elevação dos preços no mercado externo com tendência de permanecerem em patamares favorecem o aumento da área cultivada.

Leia mais:
Área de algodão cresce e segunda safra fica com 66% do plantio em Mato Grosso
Brasil deve colher 90 milhões de toneladas de soja e superar EUA como maior produtor mundial

Segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, há uma previsão de aumento da área, principalmente da segunda safra, mas a queda do preço é muito instável.

“Tudo pode acontecer. Se continuar o mercado da forma como está, a previsão não é de o preço cair muito. O produtor é muito organizado. Ele pega o seu custeio e automaticamente vaio travando os preços futuros. Acredito que não é uma cultura que tenha impacto negativo. É necessário que o governo esteja preparado ara fazer intervenções na sustentação de preços”, afirmou.

Ainda de acordo com o levantamento da Conab, os atuais níveis de preços de mercado das commodities concorrentes, como milho, justificam o aumento da área plantada.

Em Mato Grosso, o plantio da primeira safra começa preferencialmente em dezembro e o segundo entre janeiro e fevereiro. São Paulo, Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul semearam no final de outubro. Nas demais regiões, o plantio ocorre de dezembro a janeiro.

O estado da Bahia, segundo na produção nacional, apareceu na pesquisa com incremento de área de 18%, saindo de 271,4 mil hectares cultivados para 320 mil. Goiás aparece em terceiro, com aumento de área de 14%, seguido de São Paulo, Minas Gerais e estados das regiões Norte e Nordeste.

Se configurado o quadro atual, e as condições de clima ao longo do ciclo permanecerem estáveis, haverá, segundo a Conab, incremento na produção de algodão em pluma na ordem de 327,8 mil toneladas, devendo totalizar 1.638,1 toneladas.
Imprimir