Imprimir

Notícias / Agronegócio

Agricultores do PR colhem figo para abastecer o mercado no final de ano

Globo Rural

  Os agricultores do Paraná trabalham intensamente na colheita do figo nesta época do ano para abastecer o mercado. A fruta não pode faltar nas ceias de fim de ano.

O agricultor Dorival Vicente produz o fruto há quase 30 anos. Ele mantém mil pés de figo no sítio e também planta e colhe a fruta no quintal de casa. O produtor encapa os frutos para evitar que pássaros estraguem a plantação.

O cuidado é diário na chácara de cinco alqueires. Como o figo é sensível ao tempo, a colheita precisa ser feita praticamente todos os dias. “É uma fruta perecível”, explica Vicente.

A safra começa no meio do mês de dezembro e segue até o início do mês de abril, quando as temperaturas começam a cair. O fruto pode ser vendido mesmo quando ainda estiver verde, o que garante a comercialização de quatro a cinco meses por ano.

Técnicos da Emater dão suporte e orientação para estimular o plantio de figo na região oeste do Paraná. Um dos atrativos é a produtividade a curto prazo. “Uma plantada em agosto começa a produzir em janeiro, fevereiro e março. É fácil a poda, fácil a condução e a questão de pragas e doenças também são poucas”, explica o agrônomo Odilson Peliser.

O Paraná responde por cerca de 5% da produção nacional de figo.
Imprimir