Imprimir

Notícias / Agronegócio

Acúmulo de chuvas no centro-oeste deve ficar abaixo da média para período, aponta Conab

De Brasília – Vinícius Tavares

Em grande parte das regiões centro-oeste e sudeste, os modelos climáticos indicam uma maior probabilidade de que o acumulado de chuvas fique abaixo ou dentro da faixa normal para o trimestre de dezembro, janeiro e fevereiro. A projeção faz parte do terceiro levantamento da safra de grãos 2013/20134 divulgados em dezembro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Contudo, segundo o levantamento, por se tratar de um período bastante chuvoso, deve ser registrada a ocorrência de dias consecutivos com chuvas intensas intercaladas por períodos de pouca precipitação.

Leia mais:
Meteorologia alerta para impacto de muita chuva ou seca nas lavouras de soja do país
Clima e preços externos tornaram 2012 desfavorável à pecuária, diz IBGE

Os dados observados de chuva indicam que na maior parte do território nacional, os acumulados estiveram próximos ou acima da média de cada localidade.

No centro-oeste e sudeste, os desvios foram acentuados em Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul, centro-sul de Goiás, norte do Espírito Santo e sul de Minas Gerais.

No centro-norte mineiro as chuvas ficaram abaixo da média na maioria das localidades. Na região sul, os volumes foram maiores no Rio Grande do Sul, com desvios que ultrapassam 80mm; enquanto nos demais estados, os acumulados de chuva estiveram próximos à média ou abaixo em algumas localidades.

Na nova fronteira agrícola do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), de uma forma geral, os acumulados ficaram próximos à média histórica, porém, em Balsas (MA), o acumulado foi de 350 mm, bem acima dos 107 mm de sua média.
Imprimir