Imprimir

Notícias / Agronegócio

Setor lácteo mantem recuperação mundial e pode crescer 2,5% no Brasil em 2014, projeta CNA

De Brasília – Vinícius Tavares

O crescimento da produção de leite será positivo para a maioria dos países produtores em 2014. A projeção é da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e consta de documento lançado em dezembro com o balanço de 2013 e perspectivas para o ano que começa.

No Brasil, na produção irá crescer 2,5%. A tendência, segundo a CNA, é que não ocorra forte incremento nos preços da ração concentrada, o que contribuirá para o bom desempenho do segmento.

Leia mais:
Demanda em alta deve manter preço do leite aquecido em 2014
Preços do leite em Mato Grosso atingem valores recordes em 2013

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a safra 2013/2014 apresentará crescimento de 9% na produção de soja e 3% na produção de milho, com preços maios estáveis, visto que haverá redução das pressões internacionais sobre estes produtos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a oferta favorável de milho contribuirá para um incremento de 1,4% na produção de leite, percentual que pode ser considerado elevado, pois os Estados Unidos são o maior produtor mundial.

Segundo o documento, na Oceania, a Nova Zelândia – país que foi visitado em outubro pelo deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) e outros membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) – elevará a produção entre 4% e 5%.
Já Austrália deverá ter crescimento entre 1% e 3%.

Na Europa e Argentina, no entanto, a expectativa é de que o crescimento não seja significativo, podendo até mesmo ser negativo. Situação diferente do Uruguai, aponta a CNA, segundo a qual o país vizinho deverá ter bons resultados em função de aumento das exportações para China e Venezuela.
Imprimir