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Notícias / Agronegócio

Avicultura mira novos mercados na América Central e Ásia para continuar crescendo

De Brasília – Vinícius Tavares

A carne de frango, em 2013, continuou sendo a preferida dos brasileiros, registrando consumo de 46 quilos per capita ao ano. De acordo com análise feita pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a principal razão desse bom desempenho foi o aumento do poder aquisitivo das classes C, D e E, ocorrida na última década.

Embora a demanda doméstica continue sendo o principal destino da carne de frango, representando pouco mais de 70% de seu mercado, estima-se que o aumento da produção, no decorrer dos próximos anos, acontecerá em razão do crescimento das exportações.

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“Um eventual aumento da renda do consumidor brasileiro significará a busca por diferentes fontes de proteína animal. Como o pescado, a carne bovina e a suína”, afirmou a superintendente técnica da CNA, Rosemeire Cristina dos Santos, ao apresentar as perspectivas para 2014 no setor avícola.

De acordo com documento elaborado pela entidade, o foco do setor para 2014 será o aumento das vendas externas, já que o consumo doméstico da carne deve crescer apenas proporcionalmente ao crescimento da população.

No entanto, adverte a superintendente, alguns fatores podem impactar o cenário mundial, reduzindo a competitividade brasileira.

“Dentre elas está o aumento do subsídio chinês, sul-coreano e de outros países importadores de grãos e os programas de autossuficiência semelhantes ao praticado pela Rússia”, explica.

Outro dado relevante, diz o estudo da CNA, é a eliminação do subsídio ao etanol pelos Estados Unidos, o desenvolvimento de novas bases de criação em outros países com maior competitividade, como as nações africanas e a criação de blocos econômicos e acordos comerciais, como o recente tratado de livre comércio entre Estados Unidos e a União Europeia em 2013.

Apesar da ameaça, a CNA aposta na abertura de novos mercados para o Brasil, como México, Panamá, Malásia e Índia, além da expansão de negócios existentes.
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