Imprimir

Notícias / Agricultura

Grandes fornecedores de Pera para o Brasil, Estados Unidos estimam bater record de produção nesta safra

Da Redação - Laura Petraglia

Grandes produtores mundiais de Pera e principais fornecedores do Brasil da fruta, os Estados Unidos da América estimam a safra de 2013/14 baterá recorde em produção, segundo estimativa da associação de produtores USA Pears. No ano passado a produção foi de 19.198.079 caixas e o Brasil importou 7.948 toneladas (US$ 10,61 milhões).

A principal característica desta safra é o tamanho e a qualidade das peras americanas. Francesco Sicherle, representante da USA Pears no Brasil, classificou as frutas deste ano como “perfeitas”. “Temos como principal característica uma safra muito limpa, com percentual de defeitos muito baixo, abaixo de 10%, sendo que o normal é de 15% a 20%. Outra característica predominante é o tamanho delas – de calibres 60, 70 e 80– bem maior que o dos anos anteriores – de calibres 90, 80, 100.

Setor lácteo mantem recuperação mundial e pode crescer 2,5% no Brasil em 2014, projeta CNA

De acordo com informações da USA Pears, a expectativa é encontrar as frutas nas variedades Bartlett Amarela, Bartlett Vermelha, Red Sensation, Red Anjou, Anjou, Bosc e, eventualmente, Forelle, em diversos pontos de venda, como empórios, hortifrutis e supermercados, até o final de janeiro, com uma sobrevida na região Nordeste até meados de fevereiro, com a variedade Anjou verde.

O Brasil, no entanto, receberá uma safra menor, aproximadamente 45% a menos que no ano passado. Essa queda se deve principalmente a dois fatores: a taxa cambial está maior, comparada à mesma época em 2012, e o fato de o mercado interno nos Estados Unidos estar muito aquecido, com preço elevado na origem. “Isso faz com que os preços se mantenham altos. E também existe uma realidade de mercado brasileiro em que qualquer alteração de preço tem sido limitadora nos volumes de importação”, explica Sicherle.

Os outros países produtores de peras, como Argentina e Espanha, também devem diminuir o volume de exportação para o Brasil. “Há praticamente a mesma percepção em relação à taxa cambial mais alta, e também devem ter redução de volumes de importação da Europa, principalmente Espanha e Portugal”, revela Sicherle.

A crise financeira global também tem alguma influência na safra. “Sempre afeta o negócio, principalmente se os desajustes internacionais geram alteração no câmbio. E, mais do que uma taxa alta, o pior sempre é a instabilidade”, comenta o representante da USA Pears no Brasil.

Anjou
Sua cor verde-clara não muda ao amadurecer. Tem sabor doce e suave. É ideal para o consumo in natura e em saladas

Red Anjou
De cor vermelha, com sabor doce e suave, é indicada para o consumo in natura e em saladas.

Bosc
De cor café, com corpo alongado, sua polpa é firme e doce. É ideal para decorar.

Bartlett
Muda do verde ao amarelo, quando amadurece. É boa para ser consumida in natura, como sobremesa e em saladas.

Red Bartlett
De cor vermelha, é ideal para o consumo in natura, como sobremesa e em saladas.

Forelle
De cor dourada para vermelha, sua polpa é doce e com muito sumo. É indicada para consumo in natura, em saladas e com queijos.

Comice
De corpo e talos curtos, sua cor vai do amarelo-esverdeado ao rosa. De sabor doce e suave, acompanha bem saladas e queijos.

Seckel
Pera pequena de forma elíptica, de cor café-escuro, com sabor doce e aromático, é especial para sobremesas.

Imprimir