Imprimir

Notícias / Agricultura

Por conta da Helicoverpa, produtores de soja MT acabaram descuidando da Ferrugem Asiática

Da Redação - Laura Petraglia

Produtores de soja de Mato Grosso estão em estado de alerta já que as condições climáticas estão altamente favoráveis à ocorrência e disseminação do fungo causador da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi).

A informação é do diretor geral Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), Francisco Neto, que diz que associado ao clima, ainda começaram a ser colhidas as primeiras lavouras de soja super precoce e precoce em algumas regiões do estado, o que pode contribuir para uma maior disseminação do patógeno através dos esporos provenientes delas.

Pesquisadores da Fundação MT farão raio X da Safra de Soja 2012/2013 para ajudar produtores a combater 'inimigos' da lavoura

Segundo ele, os esporos são lançados ao vento e carregados por longas distâncias podendo infectar novas áreas. “No início da safra, acompanhamos alguns casos em que alguns produtores não demonstraram a devida preocupação e atenção com relação ao manejo ferrugem asiática, provavelmente em função da presença marcante dá tão temida Helicoverpa armigera, praga esta que possui elevado potencial de destruição, ataca várias culturas (polífaga) e é de difícil controle”, disse.

A elevada gama de informações e alertas voltados para a Helicoverpa armigera, associada à identificação tardia da ferrugem no campo (comparativamente a safra anterior) pode ter levado alguns produtores a pensarem apenas na lagarta como primeiro plano e flexibilizar o monitoramento e o controle da ferrugem, avalia o diretor.
Imprimir