Imprimir

Notícias / Agronegócio

MT lidera produção nacional de grãos mas desponta apenas como 10º estado em produtividade

De Brasília - Vinícius Tavares

Mato Groso é o líder em produção de grãos no Brasil, com estimativa de colher 48 milhões de toneladas na safra 2013/2014, volume que corresponde a 59% de toda a produção a região centro-oeste, estimada em 81 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No entanto, ter grandes extensões de terras agricultáveis não representa ser o estado com a maior eficiência na razão entre volume produzido e área plantada.

Leia mais:
Brasil confirma safra recorde em 2013 e Mato Grosso consolida liderança com 24,5% da produção nacional
Valor Bruto da Produção da Agropecuária de Mato Grosso entra para história como o maior de todos os tempos

No quesito produtividade, a liderança fica com o Distrito Federal, o menor entre os 27 entes federados, que será capaz de produzir nesta safra 5,5 toneldas de grãos por hectare devido a altos investimentos em tecnologia. Os dados fazem parte do 4º levantamento da Conab para a safra 2013/2014 divulgados nesta quinta-feira (9.1), em Brasília.

Em segundo lugar surge Santa Catarina, estado caraterizado pela pequena propriedade, com 4,8 toneladas por hectare. Sergipe fica em quatro (4,2 toneladas/ha), seguido de São Paulo (4 ton/ha), Minas Gerais (3,94 ton/ha), Mato Grosso do Sul (3,854 ton./ha), Paraná (3,79 ton/ha), Roraima (3,76 ton/ha), Mato Grosso (3,47 ton/ha), entre outros.

O resultado coloca Mato Grosso na décima colocação. Segundo dados da Conab, a área plantada em Mato Grosso deve chegar a 12,977 milhões de hectares, área 5,4% superior à safra passada quando foram cultivados 12,310 milhões de hectares.

A Bahia, em cuja região oeste desponta como uma das maiores fronteiras agrícolas, a produtividade ainda não atingiu patamares mais altos e ficou em 2,387 toneladas por hectare. Mesmo caso verificado no Piauí, que atingiu 2,3 toneladas por hectare, e Maranhão, com 2,2 toneladas nesta mesma área.

No entanto, o Tocantins, que também integra a região de fronteira agrícola chamada de Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), vem conseguindo maior produtividade que os demais estados, alcançando 3,363 toneladas por hectare. 
Imprimir