Imprimir

Notícias / Agricultura

Clima atrasa a colheita da uva em Marialva, no Paraná

Globo Rural

 A colheita da uva começou mais tarde nesta safra, em Marialva, no Paraná. As geadas do ano passado atrasaram os trabalhos, mas a boa notícia está por conta do preço. O quilo da uva está sendo vendido entre R$ 3 e R$ 4 em algumas regiões do Paraná.

Vários produtores desanimaram e trocaram o cultivo da uva por outras culturas. Quem não desistiu, agora vê resultados.

A colheita tradicionalmente é feita em dezembro, mas no ano passado, em consequência das geadas, o produtor acabou fazendo mais uma poda na tentativa de conseguir alguma produção. A iniciativa deu certo. A uva veio, mas com atraso e em quantidade menor.

No parreiral carregado da família Amaral, que comemora a colheita apesar do atraso, muita fruta que estava quase no ponto de colheita se perdeu. Onde o parreiral ainda era preparado para esta safra de verão, os brotos queimaram com o frio.

Em anos anteriores, o parreiral chegou a render até 10 toneladas de uva, produção que agora caiu pela metade.
Apesar de ser uma produção bem menor que em anos anteriores, os produtores avaliam a safra como positiva por causa do preço.

O produtor Olívio do Amaral é otimista e espera retomar o bom ritmo de produção este ano. "O começo de 2014 está sendo bom. A gente espera que continue assim", diz.
Imprimir