Imprimir

Notícias / Agronegócio

Produção de café aumentará 8% mas preços continuam pressionados por excesso de oferta

De Brasília - Vinícius Tavares

Maior produtor mundia de café, o Brasil deverá colher uma safra recorde em 2014. Considerando que a produção brasileira tem crescido a uma taxa média de 8% ao ano, a expectativa é de que o país colha cerca de 53 milhões de toneladas do grão.

A projeção é da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e consta de documento com o balanço de 2013 e as projeções de 2014 para o agronegócio brasileiro.

Leia mais:
Pressão de queda dos preços do café deve continuar, prevê OIC
Brasil deverá colher 49,15 milhões de sacas de 60 kg de café em 2013

Conforme o documento, apesar do crescimento da produção, no entanto, o mercado de café deverá se manter pressionado em 2014, devido ao superávit entre a oferta e a demanda mundial.

As grandes safras do Vietnã, segundo maior produtor, e da Colômbia, maior concorrente do Brasil, na produção da variedade arábica, devem seguir pressionando o mercado cafeicultor.

Os altos níveis de estoques brasileiros também ajudam a derrubar as cotações do produto. Esse aumento de estocagem, segundo a CNA, que deve se estender por 2014, é resultado dos baixos preços no mercado que desestimulam as vendas por parte do produtor, prejudicando a comercialização interna e dando força para novas desvalorizações.

Os estoques do período 2012/2013 chegaram a cerca de 12 milhões de sacas, o que corresponde a 25% da produção.

O aumento do uso de café robusta é outro agravante para o cenário de preços no Brasil. Com custos de produção menores, as cotações do robusta oferecem lucro aos cafeicultores desta espécie, o que deve elevar ainda mais a oferta da espécie nos próximos anos, retardando o início da recuperação dos preços do arábica.

Na avaliação de técnicos da entidade, esse aquecimento da demanda pela variedade robusta pode ser observado pela redução dis estoques na bolsa de Londres, que em outubro de 2013 caíram para um nível historicamente baixo, de apenas ,09 milhão de sacas.
Imprimir