Imprimir

Notícias / Agricultura

Cenário de indefinição gera estagnação na comercialização do milho safra 2013/2014 em Mato Grosso

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Com os preços muitos ruins praticados nas negociações de milho durante o ano de 2013, o cenário neste início de ano é de indefinição dos produtores em relação à área que será destinada à cultura do cereal após a colheita da soja, a qual já se iniciou em muitas regiões do Estado.

De acordo com boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), esse cenário de indefinição, somado aos preços baixos, tem causado extrema lentidão na comercialização da safra 2013/2014 que, até o momento, não tem grandes negociações futuras.

leia também:
Colheita de soja em MT tem início marcado por boas produtividades; Região Oeste avança
Exportações de milho chegam a 21 mi/ton em janeiro e Brasil terá maior estoque de passagem da história

“Muitos produtores ainda não tomaram a decisão da semeadura ou não do milho segunda safra. Isso está ocorrendo devido aos baixos preços oferecidos aos produtos, que, aliados aos altos custos de produção, não proporcionam renda à cultura do cereal”, divulgou o Imea.

O milho mato-grossense da 2º safra 2012/2013, por outro lado, registrou intensa movimentação no último mês de dezembro e chegou a 89,9% de comercialização, faltando, ainda, 2,27 milhões de toneladas para serem comercializadas. Esse percentual representa um atraso de mais de 4% em relação ao mesmo período da temporada anterior.
Imprimir