Imprimir

Notícias / Economia

Comercialização de alevinos para piscicultores da região sul de MT começa na próxima semana

Da Redação - Vanessa Alves

Com expectativa de aumentar as vendas de peixes no município de Nossa Senhora do Livramento ( 39 km de Cuiabá), a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) irá começar, a partir de sexta-feira (24), a comercialização de alevinos de tambacu e pirapitanga na estação de piscicultura da instituição. A meta é vender mais de 600 mil de alevinos até março deste ano.

Leia mais Prefeitura de Cuiabá já construiu 33 viveiros de peixes na zona rural

De acordo com assessoria, os alevinos serão vendidos nos tamanhos de três a dez centímetros com preços que variam de R$ 160 a R$ 260 o milheiro.

Segundo o chefe da estação de piscicultura da Empaer, Antonio Claudino da Silva Filho, a produção de alevinos para recria e engorda em cativeiro para este ano está muito boa. Para ele, a produção pode superar a do ano passado, que atingiu cerca de 500 mil alevinos.

A intenção é vender em apenas um dia 50 mil alevinos, medindo de três a cinco centímetros para os piscicultores da região. A comercialização dos alevinos será realizada uma ver por semana, apenas nas sextas-feiras.

De acordo com a instituição, a compra acima de 10 mil será programada pela estação e o transporte será por conta do comprador. Segundo Antônio. Os filhotes de peixes são transportados em embalagens plásticas com oxigênio. As espécies podem permanecer nas embalagens por mais de 5 horas. Ele destaca ainda, o cuidado com a temperatura da água ao soltar os filhotes.

A estação da Empaer tem capacidade em produzir mais de um milhão de alevinos e possui 39 tanques de reprodução, sendo 12 de pesquisa e 27 para recria.
Imprimir