Imprimir

Notícias / Agricultura

Volta da umidade beneficia as plantações de acerola de Pernambuco

Globo Rural

A volta da chuva começa a produzir bons resultados em Pernambuco. Em alguns municípios do sertão tem agricultor colhendo acerola e o volume está bem acima do conseguido no ano passado.

O trabalho não para na primeira colheita do ano em uma plantação que fica em Petrolina. Dezesseis pessoas se revezam nos três hectares plantados, tudo com muita agilidade.

As aceroleiras estão carregadas, como há muito tempo não se via. No ano passado, o tempo seco que predominou na região provocava o abortamento das flores e os frutos nem chegavam a nascer. Agora, Celmira Igaki está satisfeita e mostra a plantação com orgulho.

"Quando eu vejo o pé de acerola deste jeito, eu agradeço muito a Deus, valeu meu esforço".

O que estava faltando era a chuva. Os agricultores dizem que mesmo com a irrigação, a umidade é essencial para o desenvolvimento do cultivo e finalmente ela chegou: só no mês de dezembro choveu 153 milímetros, muito acima da média histórica registrada para esse período, que é de 62 milímetros, segundo o laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Os bons resultados podem ser visto nos mais de 1,4 mil hectares espalhados pelo município e a e expectativa é de que a safra seja boa, em todos os aspectos, inclusive no preço. Mesmo com o aumento da produção, o quilo da acerola verde está sendo comprado pela indústria por até R$ 1,95, quase o mesmo valor da época de escassez da fruta.

Jorge Mariano da Silva está de olho neste lucro. Com um hectare plantado, ele conseguiu colher apenas 300 quilos no ano passado. Desde os primeiros dias de 2014, já saíram da propriedade, 1,5 tonelada de e tudo já foi vendido. "Com esta chuva, graças a Deus a produçao voltou ao normal e a gente tem a expectativa de recuperar o prejuízo que tivemos nestes anos de seca", diz.

Imprimir