Imprimir

Notícias / Agronegócio

Ubabef mantém projeção de alta no volume de frango exportado

Agência Estado

 O presidente executivo da União Brasileira da Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, reiterou as projeções para produção e exportação de carne de frango em 2014. Segundo ele, a expectativa é de crescimento de entre 3% e 4% na produção, para cerca de 12,7 milhões de toneladas. A Ubabef estima avanço de 2% a 2,5% no volume embarcado. 'Se o governo, porém, nos ajudar a desobstruir alguns canais para abertura de alguns mercados, esse avanço pode chegar a 5%', declarou Turra.

Ele citou países como Paquistão, Mianmar, África do Sul e Nigéria, além da ampliação de habilitações da China e acabar com as barreiras tarifárias da Índia. Conforme a Ubabef, Paquistão e Mianmar estão com as negociações mais avançadas.

Além disso, há também as barreiras à exportação impostas pela Indonésia, que o Brasil vai questionar em painel da OMC.
Turra adiantou que, no próximo dia 11, as associações das três carnes (de frango, bovina e suína) receberão o secretário executivo do Ministério da Agricultura, José Gerardo Fontelles, para discutir as ações no sentido de abrir novos mercados, entre outros assuntos. Em 2013, as exportações de carne de frango totalizaram US$ 7,966 bilhões, alta de 3,4%, e 3,891 milhões de toneladas, queda de 0,7%.

A produção de carne de frango em 2013 foi de 12,308 milhões de toneladas, queda de 2,6% em comparação com as 12,645 milhões de toneladas de 2012. Do total, 32% foram destinados à exportação e 68% para o mercado doméstico. O alojamento de pintos ficou estável em 46 milhões de cabeças. 'A fase de crescimento da produção de 10% ao ano já ficou no passado, não é mais realidade para o setor. Mas a projeção está dentro do normal e inclui a demanda da Copa do Mundo', afirmou o diretor de mercado interno, Ariel Mendes.
Imprimir