Imprimir

Notícias / Geral

Destruição por enchente dificulta escoamento de leite em Itaoca (SP)

Globo Rural

 O município de Itaoca, em São Paulo, ainda sente os efeitos da enchente do início da semana. O número de mortos subiu para 16 e centenas de famílias continuam sem casa para morar. Na zona rural, plantações inteiras foram destruídas e está difícil escoar a produção leiteira.

O município tem três mil habitantes e 1/3 da população vive na zona rural. Itaoca se destaca na pecuária com gado de corte e leite.

As propriedades onde fica a maior parte do rebanho estão em uma área mais alta, que não foi atingida pela enchente. Mesmo assim, os produtores sofrem agora com a falta de acesso. Os entulhos ainda bloqueiam o tráfego e dificultam o escoamento da produção.

A agricultura local é basicamente familiar, de pequenas propriedades. A maioria dos produtores planta para consumo próprio e parte da produção vai para a merenda escolar.

A Prefeitura diz que vai ajudar os pequenos produtores. “A gente está preparando o solo novamente, preparando para que volte a produzir, e também vamos fazer a renegociação de dívidas”, explica Frederico Batista, vice-prefeito de Itaoca.
Imprimir