Imprimir

Notícias / Agricultura

Caravana Embrapa chega ao Nordeste para discutir combate à lagarta Helicoverpa

Embrapa Meio-Norte

 A Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias, que está numa cruzada de combate à lagarta Helicoverpa armígera, avança e chega ao Nordeste. A primeira escala será nesta terça-feira (21.01), no município de Balsas, a 810 quilômetros ao sul de São Luís, no Maranhão. O encontro da equipe de pesquisadores da Embrapa com técnicos, consultores agrícolas e produtores rurais será no auditório da Faculdade de Balsas – UniBalsas, na rodovia BR 230 – Km 05, às 8 horas.

Na quinta-feira (23.01), a luta será em outro ringue. O município de Bom Jesus, a 635 quilômetros a sudoeste de Teresina, no Piauí, recebe a Caravana. O encontro da equipe da Embrapa com técnicos, consultores e produtores acontecerá no auditório da Universidade Federal do Piauí, na rodovia BR 135, km 3, no bairro Planalto Horizonte, também com início previsto para às 8 horas. Tanto Balsas, no Maranhão, como Bom Jesus, no Piauí, são importantes municípios dos cerrados do Meio-Norte que estão tendo grandes prejuízos com a praga da Helicoverpa armígera.

Nos dois municípios, a programação a ser desenvolvida é padrão. As palestras vão focar os objetivos e a proposta da Caravana, com a apresentação das informações técnicas sistematizadas sobre "Alerta das Ameaças Fitossanitárias" ; histórico e aspectos bioecológicos da helicoverpa armigera; conceitos e aplicação do manejo integrado de pragas territorial; plantas Bt, que contém proteínas que combatem lagartas, e controle químico; tecnologia de aplicação ; controle biológico; e cenário regional da praga.

Os encontros terminam com sessões de perguntas e respostas, por escrito ou oral. A Caravana é formada pelos pesquisadores Sergio Abud - Embrapa Cerrados, Adeney de Freitas Bueno - Embrapa Soja, Fábio AquinodeAlbuquerque e Augusto Guerreiro - Embrapa Algodão, Ivan Cruz - Embrapa Milho e Sorgo e pelo jornalista Breno Rodrigues Lobato, da Embrapa Cerrados. O pesquisador Dirceu Klepker – da Embrapa Cocais, é o responsável pela organização dos dois eventos.

Quem participar dos encontros receberá um kit com CD, DVD e folderes. O material tem importantes informações sobre o manejo de pragas em culturas como arroz, feijão, soja, algodão e milho que vêm sendo atacadas pela a Helicoverpa armígera. A ideia da Caravana, segundo o pesquisador Paulo Roberto Galerani, assessor da Diretoria-Executiva da Embrapa, é mudar os hábitos dos produtores, “para que eles passem a usar o manejo integrado de pragas”.

Vinte e cinco municípios do Piauí estão em situação de emergência fitossanitária, decretada pelo Ministério da Agricultura, em dezembro de 2013. A área atingida abrange os municípios de Alvorada do Gurguéia, Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Corrente, Cristalândia do Piauí, Currais, Gilbués, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Monte Alegre do Piauí, Palmeira do Piauí, Piracuruca, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Redenção do Gurguéia, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, São Gonçalo do Gurguéia, Sebastião Barros, Sebastião Leal e Uruçui. A declaração de emergência fitossanitária vale por um ano. Mais informações no endereço www.embrapa.br/caravana.
Imprimir