Imprimir

Notícias / Agricultura

Batata yacon ganha espaço no interior de São Paulo

Canal Rural

 Um novo tipo de batata, ainda pouco apreciado pelos brasileiros, está sendo produzido no interior de São Paulo. A variedade yacon pode ser consumida in natura e já se fala em benefícios à saúde.

A batata yacon chegou ao Brasil em 1994, e sua produção ficou concentrada em pequenas áreas. Em 1996, foi iniciado o plantio em Piedade, no interior do Estado. O diretor de agricultura do município, Osmar Borzacchini, diz que há cerca de três anos o produto ganhou destaque devido aos benefícios para a saúde e ao bom aproveitamento da planta.

A produção é feita o ano inteiro, mas com picos de comercialização nos meses de maio e junho.O ciclo da planta leva em torno de 12 meses desde o plantio até a colheita; a produtividade na região de Piedade é de, em média, 35 toneladas por hectare.

O produtor Donizete Prestes Oliveira foi um dos primeiros a plantar a cultura. Oliveira conta que começou com apenas dez mudas, hoje, tem mais de 15 hectares desta da batata.

O preço da caixa com vinte quilos da batata yacon no atacado chegou a R$ 100 em 2013, o que chamou muito a atenção de outros produtores, que decidiram investir na cultura. Por causa disso, hoje, a mesma caixa é comercializada por cerca de R$ 20. O produtor diz que, por enquanto, o preço ainda está empatando com os custos de produção.

Diferente das outras batatas, a variedade yacon pode atingir dois metros de altura próximo a colheita. Na propriedade de Oliveira, a colheita de mais uma remessa começa a ser preparada para o mercado.
Imprimir